quarta-feira, 11 de julho de 2007

Nosso grupo


Aprendizagem Cooperativa.


O trabalho em equipe, um termo que se emprega com freqüência em nosso grupo de estudos (2007), depende da organização e desenvolvimento das atividades que os professores mantenham.Trabalhar em equipe é um modelo que vem sendo seguido e tem se modificado ao longo desse semestre, agora se tem dado mais valor a aprendizagem cooperativa, isto é, um grupo de alunos trabalham em equipe e o resultado deste trabalho deve refletir que todos e cada um deles tenham trabalhado com a informação de igual maneira.Os professores devem orientar seus alunos a adquirirem destrezas sociais cooperativas que tenham como resultado a habilidade de trabalhar em grupo.Alguns elementos que nosso grupo de aprendizagem cooperativa possui: trabalho cara a cara, interdependência positiva, responsabilidade individual, destrezas colaborativas (respeitando opiniões) e processamento grupal.Este conjunto de elementos evidencia que ainda que se trabalhe em equipe, a aprendizagem também é individual.Esse recado é do Grupo: Catiane Cardoso Vargas, Gleiceméri dos Santos Pereira, Simone de Oliveira Lentz e Tanara Justo Mengue.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Vídeo "Web 2.0 - A máquina somos nós"? O vídeo é muito interessante e nos incita a pensar sobre as nossas transformações a partir das relações com a web. E como todos nós usamos muito a web, esse vídeo fala um pouco da gente também...

terça-feira, 3 de julho de 2007

Receita eficaz para eliminar manchinhas da alma.

Ingredientes
1 litro de ternura;
1 litro de óleo concentrado de paciência;
1 quilo de perdão em pó;

1 litro de essência de amizade;
1 litro de temperança;

2 litros de bom-humor;
3 litros de extrato concentrado de solidariedade humana;
1 litro de esperança;

2 litros de tolerância;

10 pitadas de sorrisos espontâneos;

2 litros de essência de Amor Universal;
1 folha de papel de carinho, do seu tamanho.

Modo de Fazer:

Misture o amor, o perdão e os sorrisos espontâneos, no caldeirão que se encontra no fundinho do seu coração.Passe os outros ingredientes por uma peneira bem grossa e adicione-os aos do caldeirão.Leve o caldeirão ao fogo alto da sua bondade, mexendo sempre, até alcançar o ponto de pasta cremosa.Deixe a pasta esfriar, até ficar morninha.Abra a folha de papel de carinho e besunte-a com a pastaDeite-se sobre a folha de papel de carinho e enrole-se nela.Suspire bastante, profundamente.Relaxe.Pense em momentos alegres naqueles que fizeram com que você risse sonoramente.Pense naqueles outros que fizeram com que você se derretesse de ternura.Sinta o gosto de mel de abelhas simpáticas.Sinta o perfume das flores que você acha bem bonitas.Sinta a temperatura de uma noite de verão estrelada.Ouça a música alegre do rouxinol encantado.Mantenha o seu coração pleno de emoções boas.Aguarde mais ou menos meia-hora, até que a pasta cremosa e a folha de papel de carinho tenham sido completamente absorvidas.


Resultado:


Depois de mais ou menos meia hora você perceberá que todas aquelas manchinhas que o(a) aborreciam em relação ao próximo, ao bem-conviver no Planeta terão desaparecido.Caso uma ou outra persista, repita a receita e elas cederão, desaparecendo por completo.



Só por hoje

Só por hoje direi que estou de mal com a depressão e se ela der as caras aplicar-lhe-ei vinte bofetões de alegria.

Só por hoje darei alta aos analistas, psicólogos, psiquiatras, conselheiros, filósofos e proclamarei que se antes eu era porque era o que eu era, agora sou o que sou porque sou tão feliz quanto penso que sou. Como penso que sou feliz, logo sou.

Só por hoje direi que a vida é uma festa, acreditarei que a vida é uma festa e farei da festa a minha vida.

Só por hoje admitirei que todo homem nasce feliz, passa a infância feliz, depois cresce e esconde a felicidade para que não a roubem, só que daí esquece onde a colocou. Mas só por hoje lembrarei que estás na minha mente.

Só por hoje rirei à toa e contar-me-ei uma piada tão velha quanto a história daquele sujeito que olhava por cima do óculos para não gastar as lentes.

Só por hoje, revelarei ao mundo que sou feliz e chamarei de absurda toda opinião contrária.

Só por hoje acreditarei que ri melhor quem ri por si mesmo. Já estou rindo.

Só por hoje informarei a todos que sou tão feliz quanto resolvi ser.

Só por hoje guardarei a seriedade no baú e deixarei que a criança interior brinque comigo o tempo todo.

Só por hoje estarei tão bem-humorado que rirei até até daquele anúncio que diz: "Vende-se uma mala por motivo de viagem."

Só por hoje admitirei que ser feliz é tão simples quanto dizer que sou feliz.

Só por hoje estarei tão feliz que não sentirei falta de sentir falta da felicidade.

Só por hoje expulsarei da minha casa a tristeza e hospedarei a alegria, o sorriso e o bom-humor.

Só por hoje abrigarei a felicidade sob o meu teto, vesti-la-ei com roupas do bem-estar, dar-lhe-ei a comida do sorriso, a bebida da alegria e a divertirei com conversas agradáveis e positivas.

Só por hoje me divorciarei do passado, romperei o namoro indecoroso com os males do presente e casarei indissoluvelmente com a felicidade.

Só por hoje hastearei a bandeira do bom-humor sobre meu próprio território.

Só por hoje decidirei que sou definitivamente FELIZ.

Paulo Trevisan

INTERDISCIPLINAS DO SEGUNDO SEMESTRE




Para visualizar os meus
trabalhos de cada
interdisciplina